domingo, 27 de junho de 2010

Intimidade com Deus

O relacionamento entre pessoas é a forma como eles se tratam e se comunicam.

Um dos fatores impulsionantes do sucesso em nossa vida, é a forma pela qual nos relacionamos com as
pessoas, e o fator principal que impulsiona a nossa vida espiritual é a forma pela qual nos relacionamos
com Deus. (comunhão com Deus é o mesmo que relacionamento com Deus)
Mas como fazer isso? Um relacionamento com pessoas com as quais vemos diariamente e temos um
contato físico, já é difícil. E um relacionamento com um Ser que não vemos e, muitas vezes, sequer
escutamos? Para nos relacionarmos com Deus é preciso um princípio básico, que é a fé. Mas para
mantermos essa relação, é preciso agir como em qualquer outra:

* Devemos ouvir: não existe, por exemplo, uma amizade unilateral. Alguém que só fala e não está
disposto a escutar, se priva de uma troca de experiência que traria maturidade. Em se tratando de Deus,
a pessoa abre mão de ouvir Sua doce voz instruindo, consolando, ensinando. E a forma de ouvir a Deus é
lendo a Bíblia.

* Devemos falar: apesar de ser a parte que mais gostamos, fazemos da forma errada. Não só para pedir,
devemos falar com Deus para agradecer (pelas mínimas coisas) ou simplesmente para expor o que
sentimos, o que esperamos, o que sonhamos. Deus sabe de tudo, certamente que sim, mas como em um
relacionamento com um pai, por exemplo, é necessário que a gente diga.

* Devemos abrir mão: Em um relacionamento é preciso ceder algumas coisas que consideramos
importantes. Coisas que possivelmente nos tiram do foco, nos fazem priorizar aquilo que satisfaça nossos
desejos somente. Pois, assim como em um relacionamento entre um casal, é necessário cumplicidade.

Logo em suas primeiras páginas a Bíblia já nos mostra uma história de intimidade, em Gênesis 3:08 (“E,
ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, ...”) . podemos observar ao lermos
este capítulo, que já era costume do Senhor, passear na terra na virada do dia, ou seja, desde a fundação
do mundo, Deus já buscava intimidade com o Homem.

Deus sempre buscou ter intimidade com o homem, ele sempre procurou estar o mais próximo possível,
Ele sempre quis falar com o homem face a face....porém o pecado separava o homem de Deus.

Quando Deus criou o homem, eles se falavam todos os dias, mas com a queda do homem, Deus não podia
mais se aproximar muito, porque o pecado fazia uma barreira entre eles. Deus só falava face a face com
apenas um homem dentre todo o povo, o Sacerdote.

Pensando em ter mais intimidade com todos os seres humanos, ele enviou Jesus, para pagar o preço pelos
seus pecados, assim quando quisessem se achegar ao trono dEle, precisariam apenas se lavar no sangue
de seu filho, a falta de intimidade com o homem lhe doía tanto, que seu filho veio morrer pelos pecados
do mundo, para que Deus pudesse novamente ter intimidade com todos os homens da Terra, como no
princípio tinha com Adão.

Sabemos que intimidade é algo que depende das duas partes...não basta somente Deus buscar ser íntimo
do homem, o homem também tem que buscar intimidade com Deus......... Mas, COMO TER ESSA
INTIMIDADE ?

Quando conhecemos uma pessoa, já no primeiro dia não contamos a ela toda a nossa vida, todos os
nossos sonhos, ou os nossos segredos mais profundos. Por que? Porque ainda não somos íntimos com
esta pessoa, mas se passar algum tempo, todos dias nós conversarmos um pouco e formos nos
conhecendo mais e mais, chegará uma hora em que teremos confiança um no outro para lhe contar tudo
o que se passa em nosso interior.......podemos então afirmar que intimidade, vem com convivência. Nós
não podemos ser íntimos de uma pessoa com a qual conversamos raramente e sempre temos uma
conversa superficial.
Com Deus funciona da mesma forma, como podemos dizer que somos íntimos de Deus se mal falamos
com ele diariamente, quando falamos são coisas superficiais.......ou seja, aquelas orações diárias de todo
crente, que ora ao acordar , na hora das refeições e na hora de dormir, não fazem dele uma pessoa íntima
de Deus, pois com um amigo íntimo passamos oras contando a ele tudo que se passa dentro de nós e
ouvindo o que se passa no coração dEle.

Deus falava com Adão no paraíso, na viração do dia. Adão ouvia a Sua voz e ambos travavam um diálogo
de perto.
É exatamente isto que Deus tem buscado do homem, intimidade, Ele quer que passemos um tempo diário
com Ele, como Adão passava antes de sua queda, Ele quer contemos a ele os nossos desejos, sonhos e
segredos mais profundos. Mas será que Ele já não sabe disso tudo ? você pode estar se perguntado, sim,
Ele sabe, mas Ele tem prazer em nos ouvir e falar conosco, porque da mesma forma que quer ouvir os
nossos segredos, Ele quer ter a oportunidade de compartilhar conosco os sonhos, os planos, e os desejos
mais profundos do coração dEle.

Texto: Hebreus 10:19,20 "Tendo pois, irmãos ousadia para entrar no santuário, no Santo dos Santos, pelo
sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela Sua carne".

Segundo as Escrituras Sagradas, observamos que Deus sempre dá mais preferência ao relacionamento do homem com Ele do que o trabalho que os homens podem fazer por Ele. Pessoas que têm o relacionamento com Deus como prioridade são mais abençoadas do que as pessoas que dão prioridade ao trabalho. Um clássico exemplo é o conhecido episódio bíblico envolvendo Maria, Marta e Jesus. Nesta história observamos que Marta se preocupou no trabalho e Maria se preocupou em conversar com Jesus (relacionamento). O mais interessante é que Jesus repreendeu Marta pelo que ela estava fazendo. Continuemos.

Você se lembra da história de José e seus irmãos. Neste episódio, vemos que os irmão de José trabalhavam o dia inteiro, enquanto José ficava com seu pai. Por esta razão ele era o mais querido de todos, era o preferido de seu pai por causa do relacionamento!

"A intimidade do Senhor é para os que o temem,

aos quais ele dará a conhecer a sua aliança" salmo 25:14

"A Igreja do Senhor Jesus tem que levar as pessoas acima de tudo a ter comunhão com Deus, este é o alvo principal da obra de Deus que nos faz cooperadores, do que adianta ter sido abençoado finançeiramente, na saúde, etc, se não há relacionamento intimo e sincero com Deus !" (Rones Marciel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário