sábado, 4 de setembro de 2010

O que é a vida

A melhor explicação sobre a vida

É muito dificil falar sobre a vida e dar uma explicação simples como: "ela é o tempo entre o nascimeto e a morte", ela é muito mais do que isto, não se define com poucas palavras.
Ciêntificamente define-se por seres vivos os que são formados por celulas, recebem e transformam energia do ambiente, executam uma grande variedades de reações quimicas, reagem a estimulos e etc. isto são propriedades comum a todos seres vivos, o que eu quero saber é, o que é a vida ?
A ciência estuda sobre a matéria, os filósofos e poetas usam palavras de pensamentos, os artistas tentam imitar, mas a melhor explicação para vida esta contida na biblia sagrada, ela nos fala não só da origem, mas da excência, do sentido, e como adquiri-la.

"No princípio, criou Deus os céus e a terra." (Gen. 1:1)

No livro chamado Gênesis que significa : começo, principio, origem, vemos a criação de todas as coisas, como: a luz, a água, a terra, os animais, tudo foi criado pela palavra de Deus "ele disse haja e houve" .
A vida é um bem precioso doado por Deus, é ele que dá a vida, ele é o criador do céu, da terra, do mar, dos rios, dos animais, do sol, das estrelas, do homem, da vida.

"Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente." (Gen.2:7)
Todos os animais e criaturas foram criados por Deus pela sua palavra, porém o Homem Deus fez com suas próprias mãos, além disso o homem é o unico racional (que pensa) dotado de inteligência, feito a imagem e semelhança de seu criador.
Deus fez o homem e soprou em suas narinas o fôlego da vida, esse é o grande diferêncial de toda criação de Deus, temos o folêgo de Deus em nós.
Somos também trino: somos corpo, alma e espirito.1Ts 5.23 e“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.

A Bíblia nos diz de forma clara que o nosso corpo é apenas a nossa casa terrestre. É o lugar onde moramos nesse mundo. A função básica do corpo é ter contato com o mundo físico.
Quando formos morar no céu receberemos um corpo espiritual.
A verdadeira vida é a vida espiritual, onde muitas pessoas estão mortas nos delitos e pecados, estão mortos espiritualmente por estar longe de Deus. Jo 3.6 “O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito”. Essa é a verdadeira vida que Jesus nos propoe em João 10:10 "...eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância."
mas o que será está vida abundante que Jesus fala, será que são riquezas, veja o que Ele fala em: Lucas 12:15 "Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui."
Em João 3 Jesus ensina para Nicodemos " Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 4Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? 5Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. 6O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. 7Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. 8O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito."
Romanos 8:5 "Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito. 6Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz."
Romanos 8:10 "E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. 11E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará o vosso corpo mortal, pelo seu Espírito que em vós habita.12De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne, 13porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.



Jesus é a vida

O evangelho de Deus sempre nos aponta para a vida, recebemos vida ao aceitar éstas verdades, recebemos vida ao aceitar a palavra, ao aceitar Jesus.
João 6:63 "...as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida."
Em João cap. 1 a palavra de Deus nos fala que Jesus é o verbo(palavra) de Deus que se fez carne e habitou no meio de nós

hebreus4:12 "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração."

João 1:4 "A vida estava nele e a vida era a luz dos homens."

A vida que o mundo nos ofereçe e uma vida de ilusões, fantasias, com um caminho que parece ser bom, mais no final da sempre em caminho de morte.
Jesus nos ofereçe uma nova vida, se crermos nele, mas para isso devemos abrir mão de sonhos
que não agrada a Deus, abrir mão de uma vida pecaminosa.
Mateus 10:39 "Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á."

Prov.14:27 "O temor do Senhor é fonte de vida para evitar os laços da morte."

Mateus 7:13 "Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), 14porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela."

A vida ou a morte


Deuteronómio 30:15 "Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal; 16se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o Senhor, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o Senhor, teu Deus, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la.
17Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido, e te inclinares a outros deuses, e os servires, 18então, hoje, te declaro que, certamente, perecerás; não permanecerás longo tempo na terra à qual vais, passando o Jordão, para a possuíres. 19Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, 20amando o Senhor, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó."

Deus neste dia te da a oportunidade de escolher entre a vida e a morte, escolha a vida !
escolha Jesus!
aceite a vida ! aceite á Jesus!

Ele é a vida, através dele encontramos a vida abundante e eterna, encontramos Deus, somente através dele

João 14:6 "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim."

Jesus é a vida !
Quem tem Jesus tem a vida
Quem não tem Jesus não tem a vida


Evangelista Rones Marciel
O Brasil para Cristo- Presidente Epitácio_SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário