domingo, 31 de outubro de 2010

Falando de Politica

o que realmente é a politica ou deveria ser ?
Hoje quando o Brasil está escolhendo o seu futuro através do voto direto para presidencia da republica escolhi este tema para está postagem aqui em blog.
Nesta eleição vimos muitos lideres religiosos dando sua opnião a respeito de quem votar ou não, pois cada candidato tem o seu plano de governo, planos esses que ajudam ou interferem nos interesses, assim dizendo.

Poucas pessoas entendem o que é politica e se escandalizam quando a igreja trata sobre este assunto.
É bem verdade que a igreja não foi instituida para tratar este assunto e nem ficar de fora , pois os membros da igreja fazem parte de uma sociedade.
Temos que entender o verdadeiro significado de politica.
Política é a arte de governar.como a arte ou ciência do governo.
Sua finalidade é manter a ordem pública, defesa do território nacional e o bem social da população.
Existe politica em todos os lugares: Na empresa onde você trabalha, na familia, na escola, na sociedade em geral;
Ela é fundamental na vida de todos, pois através da política se constrói a vida da população, não podemos ingenuamente nos abster, cabe a população a discussão e pressão dos governantes.
A política encarrega-se de organizar a sociedade evitando que chegue a um caos sem ordem ou a uma bagunça, tratando da convivência dos diferentes. A verdadeira coisa política é o persuadir um ao outro, o convencer um ao outro. O maior objectivo ou talvez o único da política é a busca da liberdade, um indivíduo forma uma opinião e pode expressá-la, é ter o direito à igualdade. Mas uma coisa é certa: a política é uma criação da natureza humana e está em toda parte (mesmo que poucos saibam disto), pois é a convivência existente entre os homens.
Apesar da importância deste assunto, são poucos os que se interessam. O motivo deste desinteresse é muito fácil: vivemos numa sociedade onde uma fracção de indivíduos que no seu agir politicamente procura, nada mais, nada menos, beneficiar-se. Os nossos governantes não querem cidadãos críticos, mas sim "ovelhas" para guiarem e facilmente dominarem, e que garantam a sua permanência no poder. Devemos eliminar esse entendimento sobre a política; pobres infelizes os que dizem: "não sou político, odeio política, os políticos são todos iguais, não me envolvo em política" - mal sabem eles que isso é a pura coisa política.
forma de expressar idéias.
“o maior castigo para aqueles que não se interessam por política é
que serão governados pelos que se interessam“. [Arnold Toynbee 1889-1975]

Agora vamos tratar este assunto a luz da palavra de Deus.

Biblicamente falando:

O que Jesus quis dizer com: "Venha a nós o teu reino","é chegado até vós o reino de Deus".primeiro vamos saber o significado de reino: Nação ou Estado governado por príncipe reinante que tem título de rei.Geralmente passado de pai para filho.
Ex.No Brasil não temos reino, aqui o sistema de governo é presidencialista
Quando a palavra se refere a Reino de Deus, sempre se refere ao Seu domínio, seu reinado, sua soberania, e não sobre uma região onde o reinado é exercitado.

“Nos céus, estabeleceu o SENHOR o seu trono, e o seu reino domina sobre tudo.” (Salmos 103:19)

O Reino de Deus, Seu malkuth, é seu reino universal, sua soberania sobre toda a terra.

“Falarão da glória do teu reino e confessarão o teu poder,” (Salmos 145:11)

No paralelismo do poema hebraico, as duas linhas expressam a mesma verdade. O Reino de Deus e o seu Poder.

“O teu reino é o de todos os séculos, e o teu domínio subsiste por todas as gerações. O SENHOR é fiel em todas as suas palavras e santo em todas as suas obras.” (Salmos 145:13)

"é ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes."(Daniel 2:21)

seja qual for o eleito, o povo votou, mas com certeza será Deus que estabelecerá este presidente no poder, quantos presidentes morreram antes de serem empossados. Quantos ?

“Tu, ó rei, rei de reis, a quem o Deus do céu conferiu o reino, o poder, a força e a glória;” (Daniel 2:37)

Notem os sinônimos para Reino: Poder, Força, Glória – Tudo denota expressões de autoridade. Estes termos identificam o Reino como “governo” pela qual Deus entregou ao rei.

Que Deus realmente venha governar as nossas vidas, reinar em nossas igrejas, reinar sobre o nosso pais, sobre tudo e sobre todos, pois a ele é o poder o dominio, a majestade.Ele é o rei dos reis,principe da paz, soberano, tudo está sobre o seu controle e poder.

A essa hora você já deve ter votado; será que você teve a opção de votar num justo(a)para que o povo se alegre. "A palavra diz em Provérbios 29:2 que: “Quando o justo governa o povo se alegra, mas, quando o ímpio domina, o povo geme.”
A arte de bem governar e administrar com competência são exigências constantes de Deus.
O rei salomão pediu a Deus sabedoria para poder governar o povo de Deus.
José tornou-se governador no Egito (Gênesis 41:38-49)

veja os acontecimentos politicos descritos na biblia sagrada:
Moisés não era capaz de enfrentar faraó, Deus o capacitou, Davi não tinha os requisitos de um rei, Deus o ungiu, Salomão recebeu sabedoria de Deus. //José governou como vice-rei em um império reconhecidamente ímpio: o Egito; Daniel fez parte do governo administrativo de, nada menos, a Babilônia (representação bíblica dos projetos de satanás); Ester rainha judia que, ao casar com o rei medo-persa, Assuero, foi influente no governo que abençoou Israel; Neemias governador da Judéia, escolhido pelo rei persa, em função do seu exemplo de caráter e capacidade política de liderança.
Jesus Cristo foi sepultado entre os ricos. Isto ocorreu pelo fato de haver a intervenção de um homem piedoso, crente em Jesus, chamado José de Arimatéia, senador honesto. Confira: Marcos 15.43; Mateus 27.57; João 19.38; Lucas 23.51.
Rm. 13:1; Rm.
2:21). Ele é aquele que estabelece reis particulares
(Pv.16:12; Sl. 119:46,47; 82:1,2). Portanto, ele ordena
nossa obediência aos governantes (Rm. 13:1-3).
Os governantes são ordenados a governar de acordo com
seus termos (Sl. 2:10ss). Mesmo no Novo Testamento
a atividade de caráter político é encontrada.
Jesus encorajou o pagamento de impostos aos governantes de facto
(Mt. 22:15-22).
Em resposta às lembranças das ameaças políticas do Rei Herodes contra ele, Jesus repreendeu publicamente o rei chamando-o de uma raposa
(Lucas 13:32).
Ele ensinou que um juiz é injusto se não temer a Deus (Lucas 18:2,6).
João o Batista criticou abertamente o Rei Herodes (Lucas 3:19,20).

Eu finalizo esta postagem com está passagem biblica da cruscificação de Jesus, Jesus diante do prefeito da Judéia Poncios Pilatos:
"e, tornando a entrar no pretório, perguntou a Jesus: Donde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta. 10Então, Pilatos o advertiu: Não me respondes? Não sabes que tenho autoridade para te soltar e autoridade para te crucificar? 11Respondeu Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada; por isso, quem me entregou a ti maior pecado tem.12A partir deste momento, Pilatos procurava soltá-lo, mas os judeus clamavam: Se soltas a este, não és amigo de César! Todo aquele que se faz rei é contra César! 13Ouvindo Pilatos estas palavras, trouxe Jesus para fora e sentou-se no tribunal, no lugar chamado Pavimento, no hebraico Gabatá. 14E era a parasceve pascal, cerca da hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso rei. 15Eles, porém, clamavam: Fora! Fora! Crucifica-o! Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso rei? Responderam os principais sacerdotes: Não temos rei, senão César! 16Então, Pilatos o entregou para ser crucificado."(João 19:9-16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário