domingo, 17 de junho de 2012

O Homem vê a aparência, Deus sonda o coração.

"E, tendo-se retirado os mensageiros de João, Jesus começou a dizer às multidões a respeito de João: Que saístes a ver no deserto? um caniço agitado pelo vento? Mas que saístes a ver? um homem trajado de vestes luxuosas? Eis que aqueles que trajam roupas preciosas, e vivem em delícias, estão nos paços reais. Mas que saístes a ver? um profeta? Sim, vos digo, e muito mais do que profeta. Este é aquele de quem está escrito: Eis aí envio ante a tua face o meu mensageiro, que há de preparar adiante de ti o teu caminho. Pois eu vos digo que, entre os nascidos de mulher, não há nenhum maior do que João; mas aquele que é o menor no reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7:24 -28)

João era um homem de origem simples, que vivia no deserto afastado da vida social, usava roupas de pele de animal, comia gafanhotos e mel silvestres. João pregava o arrependimento para o perdão dos pecados e o batismo nas águas, e também falava da vinda do Messias.

João era um homem muito correto e temente a Deus, pois o Próprio Jesus Cristo disse, "Vindo de mulher ninguém é maior que João Batista".

Mas o que o mundo tem procurado, pessoas de boa aparência , pregadores famosos, reconhecimento humano, pessoas trajando roupas finas com toda pompa e formosura, o porte físico, a beleza ?

O Espírito Santo pode usar qualquer um que tenha o coração voltado para as coisas de Deus !

“Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.

Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;

E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;

Para que nenhuma carne se glorie perante ele.” (1 Coríntios 1:26-29)

A aparência é uma das coisas que mais conta para os homens, mas para Deus ele sonda o coração.

“Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.

Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.” (Isaías 53:2-3)

O QUE Deus viu em Davi, o que ele viu nos pescadores que ele chamou para serem seus discípulos, no meio de tantos sábios na palavra: fariseus , escribas, sacerdotes ?

Não são muitos os sábios, Ele chamou Saulo de Tarso, entre outros. mas Paulo também dizia que isto não era importante .

“A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.” (1 Coríntios 2:4-5)

“Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu:

Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu;

Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível.

Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. “ (Filipenses 3:4-7)

Todo o conhecimento que ele tinha , todo o zelo que ele tinha, a linhagem, não podia salva-lo, o que mudou a vida dele foi o encontro que ele teve com Jesus, e nisso é o que ele se apoiava , é o que era importante para ele.

“E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.

Fui néscio em gloriar-me; vós me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vós, visto que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos, ainda que nada sou.” (2 Coríntios 12:9-11)

Muitas vezes os homens são enganados pele aparência, por aquilo que seus olhos veem, tomam suas conclusões e escolhas. As coisas simples muitas vezes são deixadas de lado.

Confiam na carne, no poder limitado do homem, e deixam de confiar em Deus que opera nas coisas simples, opera naquele que todos dizem que não é nada.

Assim foi com Davi, Samuel pensou que o escolhido fosse Eliabe- ELI que em hebraico significa grande, poderoso e que por analogia passa a designar a pessoa de DEUS, e da palavra ABA que significa pai, semelhante a fala de Jesus Cristo: "Aba,pai", ao orar como cita o Novo Testamento. Eliabe também era o primogênito de Jessê , pela lógica poderia ser escolhido. Era guerreiro de Saul. Como também os outros dois filhos de Jessé (Abinadabe e Samá)

Mas Deus escolhe o menor ! O rejeitado, pois Jessé nem chamou Davi para este evento.

“E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o SENHOR o seu ungido.

Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.

Então chamou Jessé a Abinadabe, e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este tem escolhido o SENHOR.

Então Jessé fez passar a Sama; porém disse: Tampouco a este tem escolhido o SENHOR.

Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não tem escolhido a estes.

Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.

Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o SENHOR: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.

Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.” (1 Samuel 16:6-13)


5 comentários:

  1. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pelo incentivo !! há algum tempo deixei de postar mas diante de sua declaração, me senti motivado, agradeço pelo comentário e principalmente por não se esquecer de me abençoar, lembre-se de mim em suas orações.
      Que Deus também te abençoe grandiosamente !

      Excluir
  2. Como disse Deus a Samuel na casa de Jesse, quando chamaram os filhos deste para que um fosse ungido rei, não é a aparência que Deus olha, e sim o coração.
    Mas o povo tem de ver. Ostentação, bonitas palavras, tudo isso está substituindo o evangelho puro e simple.

    ResponderExcluir