sábado, 19 de setembro de 2009

Jesus não é religião

Muitos são os nomes pelo qual tratam as pessoas que profesam uma fé nas escrituras, ou que se dizem seguidoras de Jesus, ou que tem fé em Deus.

Monoteista, Cristão,evangélico, (pentecostais, tradicional, neopentecostal), protestente, são tantas as divisões, seguimentos, mas eu prefiro ser chamado de Cristão, crente é quem cre, evangélico já está sendo reclamado este titulo pelos católicos.
Quase sempre ao preencher um cadastro ou ficha aonde tenha o item qual a sua religião me da vontade de deixar em branco, muitas vezes preenchi como evangélico por fazer parte de uma igreja que tem como seu denome igreja evangélica "O Brasil para Cristo".
Mas definitivamente não irei mais preencher estes campos, faço parte agora dos sem religião irei pregar contra a religiosidade que tem empregnado os pulpitos com hipoclésia e discriminação,com o passar do tempo este termo "religião" tem sido descaracterizado.
Em Tiago 1:27 nos da uma diretriz sobre este assunto : "Para Deus, o Pai, a religião pura e verdadeira é esta: ajudar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e não se manchar com as coisas más deste mundo'.
Todas as religiões pregam isto, ajudar o próximo, até as religiões mais satânicas fazem o mal e fazem o bem , a diferença é de não se contaminar com as coisas más deste mundo. no verso anterior nos diz: "Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã."(tiago 3:1)

Em nome da religião vemos o maior de todos os confrontos politicos e sociais da humanidade que já vem se estendendo a tempos, Judeus e muçulmanos brigam por um pedaço de terra que julgam Santa pelas escritura : torá e alcorão. Mulçumanos no tempo de Maomé sairam pelo mundo difuldindo suas crença e matando todos aqueles que se opunha, obrigavam a todos os reinos que eles conquistavam a seguir seu ensinos (jihad) guerra santa.
após estabelecerem um reinado com suas doutrinas ficava mais facil manipular , dominar as pessoas sobre um jugo de opresão.
A igreja Romana também impos sua religião pelo mundo matando também seus opositores e A todos aqueles que não se convertiam (cruzadas)
a religião tem o poder de manipular, dominar e escravizar a mentes das pessoas e não escolhe somente os sem instruções mais também os intelectuais.

João Baptista pregava no deserto : arrependei-vos e credes no evangelho ! , pregava arrependimento para remissão de pecados e as pessoas eram batizadas por ele no rio Jordão mais logo chegou aquele que era maior do que ele, João não era o messias mais preparou o caminho para o messias.



Jesus e a mulher samaritana
( evangelho de João cap.4)
1Os fariseus ouviram dizer que Jesus estava ganhando mais discípulos e batizava mais pessoas do que João. 2(De fato, não era Jesus quem batizava, e sim os seus discípulos.) 3Quando Jesus ficou sabendo disso, saiu da Judéia e voltou para a Galiléia. 4No caminho, ele tinha de passar pela região da Samaria.
5Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou menos meio-dia quando Jesus, cansado da viagem, sentou-se perto do poço.
7Uma mulher samaritana veio tirar água, e Jesus lhe disse:
– Por favor, me dê um pouco de água.
8(Os discípulos de Jesus tinham ido até a cidade comprar comida.)
9A mulher respondeu:
– O senhor é judeu, e eu sou samaritana. Então como é que o senhor me pede água? (Ela disse isso porque os judeus não se dão com os samaritanos.)
10Então Jesus disse:
– Se você soubesse o que Deus pode dar e quem é que está lhe pedindo água, você pediria, e ele lhe daria a água da vida.
11Ela respondeu:
– O senhor não tem balde para tirar água, e o poço é fundo. Como é que vai conseguir essa água da vida? 12Nosso antepassado Jacó nos deu este poço. Ele, os seus filhos e os seus animais beberam água daqui. Será que o senhor é mais importante do que Jacó?
13Então Jesus disse:
– Quem beber desta água terá sede de novo, 14mas a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna.
15Então a mulher pediu:
– Por favor, me dê dessa água! Assim eu nunca mais terei sede e não precisarei mais vir aqui buscar água.
16– Vá chamar o seu marido e volte aqui! – ordenou Jesus.
17– Eu não tenho marido! – respondeu a mulher.
Então Jesus disse:
– Você está certa ao dizer que não tem marido, 18pois já teve cinco, e este que você tem agora não é, de fato, seu marido. Sim, você falou a verdade.
19A mulher respondeu:
– Agora eu sei que o senhor é um profeta! 20Os nossos antepassados adoravam a Deus neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde devemos adorá-lo.
21Jesus disse:
– Mulher, creia no que eu digo: chegará o tempo em que ninguém vai adorar a Deus nem neste monte nem em Jerusalém. 22Vocês, samaritanos, não sabem o que adoram, mas nós sabemos o que adoramos porque a salvação vem dos judeus. 23Mas virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem. 24Deus é Espírito, e por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade.
25A mulher respondeu:
– Eu sei que o Messias, chamado Cristo, tem de vir. E, quando ele vier, vai explicar tudo para nós.
26Então Jesus afirmou:
– Pois eu, que estou falando com você, sou o Messias.
27Naquele momento chegaram os seus discípulos e ficaram admirados, pois ele estava conversando com uma mulher. Mas nenhum deles perguntou à mulher o que ela queria. E também não perguntaram a Jesus por que motivo ele estava falando com ela.
28Em seguida, a mulher deixou ali o seu pote, voltou até a cidade e disse a todas as pessoas:
29– Venham ver o homem que disse tudo o que eu tenho feito. Será que ele é o Messias?

Logo de inicio podemos observar um aspecto religioso: os Judeus não se davam com os samaritanos porque os Judeus se consideravam melhores que os samaritanos que tinham sua raça misturada e havia em samaria também mistura de cultos e politeismo, já os judeus monoteista, havia também não só motivo religioso mais também politico.
Outra observação é que a mulher pergunta em que lugar se deveria cultuar a Deus, pois havia um costume de se adorar ao verdadeiro deus ( javé, ihavé ou jeová como quizer) os samaritanos também adoravam o Deus de Israel mas com costumes(religiosidade ) assim como os Judeus.
Mas Jesus nos ensina que Deus não está preocupado com lugar e sim com o coração do adorador, pois o Pai tem procurado verdadeiros adoradores. A religiosidade tem formado falsos adoradores, mas Deus procura os verdadeiros que o adora em Espirito e em Verdade.
Outra coisa, a religião não entende sobre a agua da vida , não bebe a agua que Cristo dá ,Jesus nos fala de algo espiritual mais a religiosidade entende como fisico (sede fisica e não sede da alma)
Jesus também nos ensinou que se nós estivessemos procurando uma religião não seria a religião dos samaritanos e sim dos Judeus, porque a salvação vem dos Judeus essa sim é a religião em que Jesus quando esteve na terra participou dos cultos da reuniões nas sinagógas e pregava e ensinava o que nas escrituras testificava dele. Ele disse :"...e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra." Pregar o que Jesus ensinou é ser testemunha de Jesus.
Acho mundo lindo também a parabola do bom samaritano, ficaria muito belo esta postagem com essa ilustração. Passou por aquele homem um pastor , um sacerdote, um obreiro, mais quem é que o ajudou ? um samaritano !
conheço muita gente que independente da religião fazem o bem sem olhar a quem, e aonde esta o que professam o nome de Deus estão ajudando ou só falando Deus te abençoe ? ou só pregando, ou só falando dos pecadores com desdém.

A parábola do fariseu e o publicano
(Lucas 18:9-14)

9Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: 10Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. 11O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; 12jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. 13O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! 14Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.

na proxima postagem vou falar sobre o fariseu (religioso que se julga melhor que os outros , hipócrita)

Nenhum comentário:

Postar um comentário