segunda-feira, 1 de março de 2010

Conhecer à Deus

É possível conhecer a Deus!

A sua palavra nos mostra que Ele quer se fazer conhecido pelo homem e que isso depende toda a nossa vida; não um conhecimento teológico apenas, de ouvir falar, mas um conhecimento pessoal e intimo.
Em toda a bíblia encontramos um Deus que opera junto com o seu povo, como um pai que ensina o seu filho e o repreende quando este erra, um Criador que está sempre presente de sua criação que nunca os abandona, é assim o nosso Deus!


COMO CONHECER A DEUS


Tal como Abrãao foi "amigo de Deus" através de sua submissão e obediência a ele, você também pode chegar a conhecê-lo e experimentar sua misericórdia, paz e bênção. Conhecer a Deus mediante verdadeira submissão a ele através do que ele nos diz em sua palavra (bíblia, escrituras sagradas), confiando, essa é a experiência mais importante na vida. Quão maravilhoso é que Deus se revela a todos quantos o buscam de todo coração.

Se você deixar de seguir os seus próprios caminhos e verdadeiramente submeter-se a Deus, então o seu Espírito habitará em você. Nada poderá separá-lo do seu amor ao confiar nas suas promessas e seguí-lo em obediência. Ele será o seu Deus e você será para ele particular tesouro. Você descobrirá que ele o comprou por um alto preço e quer ter comunhão com você - agora e para toda a eternidade.

Peça a Deus que lhe dê entendimento ao estudar estas de citações de sua Palavra. Deus inspirou homens piedosos a escreverem estas palavras e as preservou milagrosamente ao longo das gerações a despeito das tentativas de Satanás de aniquilá-las.

Veja o que diz as escrituras:

1 - Há Um Único Deus Verdadeiro

“O SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força” (Deuteronômio 6:4b, 5)

“Porque assim diz o SENHOR que criou os céus, o único Deus, que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a fez para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o SENHOR e não há outro.” (Isaías 45:18)

“Para que todos os povos da terra saibam que o SENHOR é Deus, e que não há outro.” ( 1 Reis 8:60)

“Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais e me creiais e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há salvador.” (Isaías 43:10, 11)

2 - Deus O Ama

“De longe se me deixou ver o SENHOR dizendo: Com amor eterno eu te amei, por isso com benignidade te atraí.” (Jeremias 31:3)

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” (Jeremias 29:11)

“Eu vos tenho amado, diz o SENHOR.” ( Malaquias 1:2ª)

“Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem.”
(Salmo 103:13)

“Eis que foi para minha paz que tive eu grande amargura; tu, óDeus, porém, amaste a minha alma e a livraste da cova da corrupção, porque lançaste para trás de ti todos os meus pecados.” (Isaías 38:17)

“E nós conhecemos e cremos o amor que Deus nos tem. Nós amamos porque ele nos amou primeiro.” (1 João 4:16a,19)

“O SENHOR teu Deus está no meio de ti, poderoso para salvarte; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.” (Sofonias 3:17)


3 - A Melhor Coisa Na Vida É Conhecer A Deus

“Mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo.” ( Daniel 11:32b)

“Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR, e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas cousas me agrado, diz o SENHOR.” (Jeremias 9:24)

“Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições, e o buscam de todo o coração.” (Salmo 119:2)

“Te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição: escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos á sua voz, e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida.” (Deuteronômio 30:19b, 20)


“Pois misericórdia quero, e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.”
( Oséias 6:6)

“Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.” (Salmo 42:1)

“Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso.” ( Êxodo 33:14)



4 - Viver Independente De Deus É Fatal

“O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele: se o buscardes, ele se deixará achar; porém, se o deixardes, vos deixará.” (2 Crônicas 15:2b)

“Há caminho, que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte.”( Provérbios 16:25)

“Se, porém não derdes ouvidos ávoz do SENHOR, mas antes fordes rebeldes ao seu mandado, a mão do SENHOR será contra vós.”( 1 Samuel 12:15)

“Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.” (João 15:6)


5 - Para Conhecer A Deus Devemos Buscá-lo

“Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jeremias 29:13)

"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.” (Mateus 7:7)

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6)

“Eu amo os que me amam; os que me procuram me acham.” (Provérbios 8:17)

“Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.” (Lamentações 3:25)

“De um só fez toda raça humana...para buscarem a Deus se, porventura, tateando o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós.” (Atos 17:26a, 27)

“Quanto a mim eu buscaria a Deus, e a ele entregaria a minha causa.” (Jó 5:8)


6 - Deus Quer Que Nos Aproximemos Dele

“Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros.” (Tiago 4:8ª)

“Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.” (Salmo 145:18)

“Vinde a mim todos os que estais cansados a sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.” (Mateus 11:28,29)

“O que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” (João 6:37b)

7 - Não Podemos Esconder-nos de Deus

“Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.” (Provérbios 15:3)

“SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à lingua, e tu, SENHOR, já a conheces toda.” (Salmo 139:1-4)


“Porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.” (1 Samuel 16:7b)

“O que fez o ouvido, acaso não ouvirá? e o que formou os olhos, será que não enxerga?”( Salmo 94:9)

“Porque os meus olhos estão sobre todos os seus caminhos; ninguém se esconde diante de mim, nem se encobre a sua iniqüidade aos meus olhos.” (Jeremias 16:17)

“E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as cousas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.” (Hebreus 4:13)


8 - Arrependimento Conduz a Perdão

“Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque érico em perdoar.” (Isaías 55:6, 7)

“Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os de espírito oprimido.”
(Salmo 34:18)

“...e venham a converter-se cada um do seu mau caminho, e eu lhes perdoe a iniqüidade e o pecado.” (Jeremias 36:3b)

“Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a inqüidade do meu pecado.” (Salmo 32:5)

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de tôda injustiça.” (1 João 1:9)

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados.” (Atos 3:19)

Arrependimento significa dar as costas ao pecado, bem como confessá-lo a Deus.

9 - Deus É Pai Para O Seu Povo

“Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu o nosso oleiro; e todos nós obra das tuas mãos. Tu, ó SENHOR, és nosso Pai; nosso Redentor é o teu nome desde a antiguidade.”( Isaias 64:8; 63:16b)

“Acontecerá que no lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus vivo.” (Oséias 1:l0b)

“Ora, se vós, que sois maus, sa heis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará boas cousas aos que lhe pedirem?. . . Portanto, vós orareis assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome.” (Mateus 7:11; 6:9)

“E eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso.” (2 Corintios 6:17b, 18)

“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” (Romanos 8:14)


10 - Por Meio De Jesus Conhecemos A Deus Como Pai

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Se vós tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto. Se Alguém me ama, guardara a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada” (João 14:6, 7, 23b)

“Deus enviou seu Filho, . . . a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque vós sois fiihos, enviou Deus aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus. Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus.” (Gálatas 4:4-7; 3:26)

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome.” (João 1:12)

“Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo.’’ (1 João 2:lb)

“Porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito.” (Efésios 2:18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário