terça-feira, 18 de maio de 2010

2012 será o fim ?

Muito tem sido falado sobre o fim do mundo ser em 2012. Afirmam os estudiosos que através do Calendário Maia existe uma “prova” de que o mundo acabará em 2012. Será verdade isto?


1) Vamos aos fatos concretos:

A Bíblia afirma em Marcos 13:32: “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai”.


Portanto afirmar que o mundo vai acabar em 2012 é cair no mesmo erro que William Guilherme Miller (1782-1849), membro da Igreja Batista na cidade de Low Hampton, no estado de Nova York, nos Estados Unidos cometeu a mais de um século. Lembre-se que este homem, que foi excluído da Igreja Batista por este motivo, disse ter descoberto a data exata do Fim do Mundo e que esta seria em 1843

Este foi o fundador da Igreja Adventista do Sétimo Dia e mesmo com o comprovado insucesso da data anunciada, ele não se deu por vencido e determinou que havia errado de ano e que na verdade seria em 1844.

Graças a Deus que após estes absurdos William Miller reconheceu seu erro e retornou aos caminhos do Senhor pedindo sua reconciliação com a Igreja Batista e declarando: “Acerca da falha da minha data, expresso francamente o meu desapontamento… Esperamos, naquele dia, a chegada pessoal de Cristo e agora, não poderia dizer ‘não erramos’, seria desonesto com nossa consciência e com Deus! Nunca devemos ter vergonha de confessar nossos erros abertamente” (A História da Mensagem Adventista, pg 410).

O homem, desde os tempos imemoriais, acredita que tem como prever o futuro, mas se esquece de que o Futuro a Deus pertence. A verdade é que ninguém sabe, ninguém soube e ninguém saberá o dia da volta de Jesus.

2) Fatos a serem cumpridos antes da volta de Jesus:

Jesus deixa claro que antes da sua volta algumas coisas ocorrerão:

Mateus 24:3-14 “E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores. Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim”. Esta explicação é clara e certamente irá se cumprir antes do fim do mundo.


2.1) Muitos virão no nome de Jesus afirmando ser o próprio Cristo.

Temos visto uma proliferação enorme de pessoas criando cada vez mais títulos para si mesmos. Não basta apenas ser pastor, querem se auto-intitular bispos, arcebispos, apóstolos, paipóstolos e agora até ser reverenciado como Pai. No entanto, salvo uns poucos lunáticos como o INRI CRISTO de Santa Catarina ainda não existem muitos que afirmam ser o próprio Cristo. Isto está perto de acontecer, mas ainda não é a realidade mundial. Creio que os sinais de que isto está próximo realmente são visíveis, mas tenho a certeza de que isto ainda irá piorar muito antes da volta de Jesus.


2.2) Guerras e Rumores de Guerras.

Este aspecto da volta de Jesus está se cumprindo. Nunca o homem viveu em tamanha batalha. Guerras ocorrem todos os dias e em todas as partes do mundo. Sem dúvidas este sinal nunca esteve tão claro quanto hoje em dia. São nações contra nações, reinos contra reinos, traficantes contra polícia, pais contra filhos e até religiões contra religiões.

Sem qualquer sombra de dúvida este sinal já se cumpriu, mas provavelmente ainda estará muito pior. Não precisamos de nenhuma interpretação Bíblica ou qualquer revelação especial para saber que o rumo em que a Terra está irá fazer com que a cada dia tenhamos mais Guerras e Rumores de Guerras.

2.3) Haverá Fome, Pestes e Terremotos.

A fome é uma realidade mundial. De acordo com a ONU temos: 800 milhões de pessoas desnutridas no mundo; 11 mil crianças que morrem de fome a cada dia; um terço das crianças dos países em desenvolvimento que apresentam atraso no crescimento físico e intelectual devido à baixa alimentação; 1,3 bilhões de pessoas no mundo que não dispõe de água potável; 40% das mulheres dos países em desenvolvimento que são anêmicas e encontram-se abaixo do peso; e uma pessoa a cada sete que padece fome no mundo.

Não há como duvidar que a fome é uma realidade mundial! Temos a certeza de que este sinal já está se cumprindo e também pelas previsões mundiais isto só irá se agravar já que nos países ricos a taxa de natalidade é menor do que nos países pobres, assim sendo, a população rica cada vez terá mais recursos concentrados e os pobres cada vez terão que dividir o pouco que lhes resta com mais pessoas. Tornando assim a fome em algo insustentável em pouquíssimos anos.


As pestes têm assolado o Mundo, Ebola, Gripe Suína, Gripe Aviária, HIV, HPV, Malária, Febre Amarela… várias doenças contagiosas tem se alastrado pelo mundo e a cada dia irão se alastrar mais devido a Globalização.

Ocorre que nunca dantes o homem viajou tanto e cruzou tantas distâncias em tão pouco tempo. A facilidade de locomoção atual faz com que as transmissões de doenças sejam uma realidade fatal.


Os Terremotos também são uma realidade que vem assustando todo o mundo. Recentemente houve os casos do Haiti e do Chile que nos acordaram para tamanha preocupação. Cada vez mais pertos, já existem registros de pequenos tremores de terra no Ceará, no Rio Grande do Norte, em São Paulo e em vários outros estados brasileiros. Não duvidemos que este sinal esteja a cada dia mais visível e certamente só irão piorar a cada novo tremor. Também maremotos e tsunamis arrasam as cidades costeiras como fruto da Terra que está se movendo.


Estes sinais já estão ocorrendo e cientificamente já está provado que a cada dia irão ficar piores e ocorrerão em locais nunca antes atingidos por estes cataclismas. Certamente isto é o cumprimento destas palavras de Jesus.

Só que isto é apenas “O Princípio das Dores”! Comparando assim com uma mulher em trabalho de parto, seria apenas o início das contrações… Muita coisa ainda acontecerá antes do Fim do Mundo!

2.4) Vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão:

Crente sendo torturado na China.

Certamente este aspecto dos sinais da volta de Jesus Cristo ainda não está totalmente comprido. Note que temos conhecimento da Igreja Perseguida. Sabemos que em países como a Coréia do Norte, China, Oriente Médio… Os cristãos estão sendo perseguidos, e mortos, mas note que Jesus não afirma que alguns de nós seremos atormentados e mortos. Jesus afirma que esta perseguição será geral. Contra Todos Nós.


Saibamos então que a perseguição aos verdadeiros Cristãos será uma verdade universal e não somente em alguns países como é hoje em dia. Nesta hora certamente veremos o cumprimento destas palavras de Jesus. Hoje em dia ainda não é assim! Temos a facilidade de pregar o evangelho no Brasil, por exemplo. Não existe nenhuma perseguição e morte para os cristãos brasileiros que pregam o evangelho de Jesus Cristo.


2.5) E sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.


Também afirmamos que este ódio não será apenas de algumas nações. Está bem claro que TODAS as nações odiarão os cristãos. Isto inclui até as que hoje consideramos como nações cristãs, como os Estados Unidos da América, o Canadá, a Austrália e o Brasil. Estas nações, como todas as demais, odiarão os cristãos por acreditarem e pregarem a Jesus Cristo como único e Eterno Salvador e Senhor.



2.6) Muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
Isto fala-nos de traição. Significa que pessoas que afirmam ser cristãos irão trair os demais cristãos e entregarão outros cristãos para serem torturados e mortos, todos os cristãos se odiarão por causa disto, terão medo e seremos uma igreja realmente perseguida e realmente escondida. Muitos se escandalizarão por verem pessoas que eram tidas como exemplos de cristãos se convertendo as religiões não cristãs. Isto já está ocorrendo, vemos casos de Pastores que se converteram ao Islamismo, vemos casos de crentes que se tornam católicos e vemos casos de crentes que estão adotando práticas do judaísmo, da cabala e da nova era. Certamente estes casos isolados se tornarão corriqueiros e irão escandalizar muitos outros cristãos.

2.7) Surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.

Hoje em dia já vemos esta proliferação de falsos profetas dentro de nossas igrejas. Pastores que não pastoreiam o rebanho do Senhor, mas que tentam desviar este rebanho para cultos a Mamon e para teologias esdrúxulas ao verdadeiro Cristianismo. Vemos claramente estes pastores enganando a muitos com suas profecias que são totalmente contrárias aos ensinamentos bíblicos. Tanto no Brasil, como nos Estados Unidos e em todo o mundo pastores afirmam que receberam uma profecia especial vindo diretamente de Deus e passam a pregar sobre esta profecia que é totalmente contrária aos ensinamentos bíblicos.

Estas teologias estão enganando a muitos e só irão piorar a cada dia até a volta de Jesus. Ser fiel ao verdadeiro evangelho será um trabalho difícil e quem não for muito vigilante irá cair e será enganado.


2.8) O amor de muitos esfriará
Devido a tudo isto que acontecerá e que está já acontecendo o amor de muitos esfriará. Não estamos aqui falando de amor (Eros) entre um homem e uma mulher, falamos do amor a Deus e amor a Causa do Evangelho. Muitos irão deixar de freqüentar as igrejas, deixar de se importar com a salvação dos seres humanos, muitos irão assumir uma religiosidade não comprometida com o evangelho. Isto já está ocorrendo em praticamente toda a Europa e também nos Estados Unidos da América. Vemos claramente que países que eram considerados cristãos simplesmente abandonaram o evangelismo e missões. Estão esfriando na fé. Países que foram as grandes bases do evangelismo mundial hoje em dia estão precisando ser “re-evangelizados”. Note que neste ponto Jesus não afirma que o amor de TODOS se esfriará, afirma que de MUITOS esfriará. Portanto, também podemos confirmar que estas palavras já estão se cumprindo e que certamente este aspecto prévio da volta de Jesus já está ocorrendo. Porém, talvez ainda vá piorar daqui para frente.

2.9) Este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações.

Este é o grande aspecto que prova que o fim do mundo ainda não será agora. Atualmente existem aproximadamente 1.5 bilhões de seres humanos que nunca ouviram falar de Jesus Cristo. Aproximadamente ¼ da população mundial não sabe nada sobre quem é Jesus Cristo, não conhecem a Bíblia e nunca ouviram o evangelho. Este é o nosso trabalho, esta é a nossa parte antes da vinda de Jesus Cristo. Portanto, enquanto não for apresentado o evangelho em todo o mundo Jesus não irá retornar. Isto pode ser feito em pouco tempo ou em muito tempo, não sabemos quanto tempo irá levar, mas sabemos que nossa missão é:

Marcos 16:15 “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. Por isto devemos cumprir esta missão e não nos esfriarmos.

Por todos estes 9 aspectos da descrição de Jesus sobre tudo que irá ocorrer antes de sua vinda, podemos afirmar que muitas coisas já se cumpriram, outras estão se cumprindo e algumas ainda faltam se cumprir e podem ser cumpridas em pouco tempo…


3) Outro aspecto do fim do mundo.

No entanto, no filme (assim como nas crenças populares) o fim do mundo será devido a uma grande tsunami que irá fazer com que os níveis dos mares se levantem e cubram toda a Terra com as águas.

Esta versão catastrófica do fim do mundo nada mais é do que uma re-leitura do grande dilúvio que ocorreu nos tempos de Noé. (inclusive no referido filme é apresentado uma grande arca que irá salvar aqueles que puderem pagar para estar lá). No entanto através da Bíblia sabemos que Deus jamais irá destruir a Terra novamente através das águas:

Gênesis 9:12-16 “E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas. O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra. E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens. Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne. E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra”.


Portanto Deus, que não é homem para mentir, afirmou que a cada vez que aparece o arco-íris nos céus isto serve de lembrança a Ele que Ele fez uma aliança com os seres vivos (e note que não são apenas os seres humanos) de jamais destruir novamente a Terra através de um dilúvio. Isto é uma prova de que a Terra não irá acabar conforme apresentado nas teorias de 2012 ou do aquecimento global.


Como irá acabar? Não podemos afirmar! Mas certamente podemos afirmar como não irá acabar! Não irá acabar através de águas. Claro que não somos contra o combate do aquecimento global. Pode ser que o aquecimento global tenha outras conseqüências que nos leve ao fim do mundo, mas certamente não será um tsunami ou um dilúvio.


4) Conclusão.

Se não bastasse a questão de que daquele dia e hora ninguém sabe, e que somente Deus Pai sabe (nem Jesus nem os anjos sabem) também temos a certeza de que muitas coisas ainda irão se cumprir e que certamente o fim do mundo não será através das águas.

Portanto, quem é crente não pode acreditar nesta teoria de que o mundo irá acabar em 2012, fazer isto é cometer o mesmo erro que os adventistas cometeram antes de 1843. Tentar prever a data da volta de Jesus é blasfemar contra Ele. Algum cristão pode se considerar mais digno de saber a data do fim do mundo do que o próprio Jesus?


Por tudo isto, afirmamos que, Jesus pode voltar hoje (antes mesmo de publicarmos este texto), pode voltar amanhã e pode voltar até 31 de Dezembro de 2011. No entanto, é certo que no ano de 2012 Jesus não irá voltar. Se isto ocorresse estaria contrariando os seus próprios dizeres que afirmam que ninguém sabe já que os Maias teriam previsto este ano. Ele pode voltar também a partir de 1º de Janeiro de 2013, não sabemos, mas temos a consciência de que muitas coisas ainda irão ocorrer antes da volta de Jesus.


Porém irmãos, nós não devemos ficar ansiosos com relação a isto. Saibamos apenas que pela certeza da fé, se nós morrermos antes da volta de Jesus iremos imediatamente para o céu e estaremos vivendo já na eternidade junto com todos os salvos pelo sangue de Jesus, se ele voltar antes de morrermos, também devemos ter a certeza da fé que iremos ser arrebatados para o céu e estaremos imediatamente colocados a direita do trono e ouviremos a frase: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado dedesde a fundação do mundo”.
extraido do site http://www.convencaosp.com.br - Portal O Brasil Para Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário