segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O Templo

"E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada." (Mateus 24:1-2)
 


Eu ouvi na minha infância  dizer que a igreja somos nós,  então repetia isso sem saber o seu 
real significado. hoje sei que o prédio aonde nos reunimos pode até ser chamado de igreja, congregação, santuário, tabernáculo ou  templo mas o Templo Espiritual   é o nosso corpo. A igreja é um corpo formado por membros que somos nós que aceitamos Jesus como o único Salvador e passamos a se reunir para o adorar e apreender de Deus a sua vontade e cooperar uns com os outros. Só somos igreja quando estamos reunidos em um lugar em nome de Jesus. "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." (Mateus 18:20)

Em atos 2 na descida do espirito santo a palavra de Deus nos diz que eles estavam reunidos em um lugar "...estavam todos reunidos no mesmo lugar." (Atos 2:1)


"Saudai Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus... saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles” (Rm 16.3-5).

'A palavra Igreja deriva do grego  ekklesia, No latim ecclesia e tem o significado de reunião do povo de Deus.

Também significa, literalmente, "chamado para fora" e assim refere-se a um grupo de pessoas chamadas para saírem do pecado no mundo e servirem ao Senhor.

Igreja é um edifício construído com blocos e cimento? Não. É um edifício construído com pedras vivas. 
“Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo”(1 Pedro 2:5). 
Estas pedras vivas são chamadas santos e são membros da família de Deus: “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito” (Efésios 2:19-22).

"Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo."  (1 Pedro 2:5)

ser “membro” da Igreja significava ser um órgão vital de um corpo vivo, parte indispensável e interconectada
A igreja é um corpo constituído de componentes vivos. Como um organismo vivo. 
"Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também."                      (1 Coríntios 12:12) 
"Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja;" (Colossenses 1:24)  
"E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.(Colossenses 1:18 )

Tem pessoas que pensam que não precisam de ir para igreja para adorar a Deus, aceitaram Jesus e professam a sua fé , porém por algum motivo deixaram de congregar - Vale lembrar que quando um membro e tirado do nosso corpo acontece o fenomeno da amputação, o membro morre potreficamente ( o membro só vive no corpo)

“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18). Ele não está falando apenas de uma congregação local, nem está falando de uma organização ou instituição mundial. Ele está falando de pessoas, pedras vivas, construídas sobre Jesus Cristo, a fundação sólida. Paulo falou da igreja, neste mesmo sentido universal, quando escreveu: “...Cristo é o cabeça da Igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo” (Efésios 5:23). 

“…à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos…” (1 Coríntios 1:2); “E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano” (Mateus 18:17); “...saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles” (Romanos 16:5). Igrejas locais são o resultado da pregação do evangelho. Quando as pessoas obedecem a palavra e se tornam cristãs, elas começam a reunir-se com outros irmãos na fé.


"Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.
Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me, a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.
Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus.
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." 
(João 4:20-24)


'Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (1 Coríntios 6:19)

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada." (João 14:23)



A diferença entre visitar a igreja e ser membro da igreja está no comprometimento. Visitantes são espectadores que ficam à parte; membros se envolvem no ministério. Visitantes consomem, membros contribuem. Visitantes querem os benefícios que a igreja traz sem participar das responsabilidades (são como casais que querem viver juntos sem se casar).

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. O problema do evangelho atual é querer conquistar membros através de grandes e lindos templos, igrejas com "atividades" que muitas vezes não tem nada a ver com as palavras de Cristo, muitas vezes para "pescar no aquário dos outros". Evangelismo, o IDE, não é mais feito. Bastam "shows gospel" para poder atrair membros: "Vejam !! Nossa igreja trás o artista tal e tal.".
    Mas ser membro de um corpo, isto é, ter uma função na real igreja de Deus, ninguém quer. Ir a igreja, ouvir palavras bonitas, preletores com uma fala bonita, etc. É isso que interessa ao novo crente.

    ResponderExcluir
  3. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, e verifiquei que eu estava a seguir sem foto, por motivo de uma acção do google, tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço.
    António Jesus Batalha.

    ResponderExcluir