sexta-feira, 2 de março de 2012

O conceito da palavra trindade

Um dos pontos da doutrina cristã mais atacado, é o referente à doutrina da Trindade. A maioria das seitas, como Mórmons, Espiritismo, Testemunhas de Jeová, entre outras, ou distorce, ou nega tal doutrina. Porém negar a Trindade e dizer que Jesus é uma criatura, não é uma heresia nova.
A palavra "trindade" não aparece na Bíblia. As pessoas que usam termos como trindade, Deus trino, etc. as empregam para explicar um conceito da existência de três pessoas distintas que podem ser chamadas de Deus.Também é um termo usado em uma tentativa de descrever o Deus triúno, e o fato de haver 3 pessoas co-existentes e co-eternas perfazendo um só Deus.
Os crentes trinitarianos não adotam a noção de existência de três deuses, Crêem, antes, em que três personalidades co-eternas e co-iguais formam uma só Divindade. A Trindade é 1 Deus feito de 3 pessoas.
Pode-se ilustrar com a maneira em que se divide o governo: Legislativo, Executivo e Judiciário. São três poderes distintos, constituindo, porém, um só governo. Outras ilustrações: os dois que formam um (Gên. 2:24); a água, o vapor e o gelo; a união entre os crentes que formam um só corpo: João 17:21; I Tess. 5:23-o homem, composto de corpo, alma e espírito, mas uma só pessoa.
Deus deixou claramente expressas as suas marcas na criação. O universo consiste de três elementos: Tempo, Espaço e Matéria. Cada um destes consiste de três componentes:
Tempo :Passado /Presente/ Futuro
Espaço: Altura Largura Profundidade
Matéria: Sólido/ Líquido/ Gasoso.
Como a doutrina da Trindade ensina, cada uma destas pessoas é distinta, ainda que na essência e na natureza sejam um só: Deus.
Com o tempo, por exemplo, acontece o mesmo. O passado é distinto do presente, que é diferente do futuro. Cada um é simultâneo. O presente agora já é passado neste instante, assim como este instante era futuro no passado . Não existe três 'tempos', mas um. Isto é, eles compartilham a mesma natureza: o tempo.
Com o espaço, altura é distinta da profundidade, que é distinta da largura. Ainda assim, não temos três 'espaços', mas um. Elas têm a mesma natureza: espaço.
Na matéria, sólido não é o mesmo que líquido, que não é o mesmo o vapor. Ainda assim, não temos três 'matérias', mas uma. Ou seja, todos compartilham a mesma natureza: matéria. Um exemplo é a água: Temos sólido (gelo), liquido (fluido) e gasoso (vapor) mas a sua composição química é a mesma: H2O assim como as suas características e atributos. A única diferença é a forma de exposição.
(Extrapolando diremos que Deus Pai Poderoso, invisível, Deus-Espirito Santo Poderoso e invisível manifesta-se na nossa consciência e Deus Filho-Jesus Cristo Visível, manifestou-se há 2000 anos atrás.)
Note que existem três conjuntos de três. Existe uma trindade de trindades. Se nós observarmos o universo verificamos estas qualidades como as marcas de Deus na Sua criação? Isto não é um exercício de observação mas, uma analogia para a defesa da Trindade.
Alguns críticos da doutrina da Trindade dizem que ensinar a Trindade é ensinar a existência de três deuses e não apenas um. Eles dizem que Deus, o Pai, e Deus, o Filho, e Deus, o Espírito Santo seriam três deuses, já que a soma do Pai mais o Filho mais o Espírito Santo faz três. Em vez de somarmos, se multiplicássemos? Um vezes um vezes um é igual a um.
Usemos o 'tempo' para ilustrar a Trindade. Passado + presente + futuro daria três tempos? Não. Claramente não.
Da mesma maneira, o Pai, o Filho e o Espírito Santo não são três coisas ou entidades separadas; mas três pessoas distintas na natureza da divindade.
Deus é uma trindade de pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Eles estão em perfeita harmonia. Eles são co-eternos, co-iguais e co-poderosos.

Vamos considerar o que a Bíblia diz a respeito dessa idéia na proxima postagem- quero colocar tudo o que a biblia diz sobre este assunto

2 comentários:

  1. Amado irmão Rones: foi um enorme prazer te conhecer! Que Deus continue a lhe agraciar com sabedoria e entendimento!!!

    ResponderExcluir
  2. sem questinamento da trindade!!! Jesus morreu como Homem aqui na terra?? se sim, Porque Jesus tinha que morrer?? se puder responder agradeço....

    ResponderExcluir